quarta-feira

LINUX-Vírus

Não existe vírus viável, os que existem são vírus teóricos, sem poder de propagação.

Os poucos vírus produzidos não tinham poder contaminante devido a características do sistema.

Nenhum sistema é totalmente imune, existem vírus pra Linux e UNIX como Solaris e Mac OS X (existem quase 300 vírus pra eles, pra Windows são mais de 50 mil novos vírus por ano), mas as diretrizes de segurança do Linux/UNIX e a estrutura do sistema torna infinitamente mais seguro que o Windows. Isso tbm desincentiva o desenvolvimento de vírus pra Linux e UNIX.

No Linux pra instalar qualquer coisa precisa ser como administrador, então vc terá que autorizar o vírus.
Vc tbm deverá dar autorização para o vírus escrever no diretório.
Como o sistema é modular, mesmo que faça isso deverá dar nova autorização para o vírus escrever nos diretórios diferentes de onde ele está.
Linux ainda tem a vantagem dos programas serem, na maioria das vezes, baixados e instalados através de repositórios de cada empresa, ou seja, vc não fica pegando programas em sites desconhecidos.

Resumindo, o ambiente Linux é extremamente hostil à vírus, mesmo que uma horda de pessoas façam vírus ainda sim será difícil pegar. Por isso se diz que não existe vírus viável pra Linux. Tanto não é viável que os poucos vírus que foram feitos, teóricos, não causaram nada e nem mesmo conseguiram se disseminar, morrendo.
Por isso o sistema torna-se pouco atrativo pra quem faz vírus. Quem faz prefere fazer pra um sistema que seja fácil pegar.

obs.: os antivírus do Linux na verdade são pra Windows, pra arquivos do Windows. É usado pra conter vírus do Windows na rede interna ou pra quem usa WINE e instala programas do Windows no Linux (mas esses vírus não comprometem o sistema).

Leia mais aqui:
http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux

0 comentários:

Postar um comentário