quarta-feira

Semana Pedagógica


sábado

Capacitação





Os tutores dos cursos do Proinfo Integrado-2010 de Rio das Ostras participaram do curso de capacitação nos dias 20 e 21 de Julho, no NTM-Cabo Frio.
A capacitação visa possibilitar a aprendizagem da utilização das tecnologias da informação na prática pedagógica.
O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar.
CURSOS OFERTADOS
    * Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no  manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é  possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).
    * Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
    - compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
    - planejar estratégias de ensino e de aprendizagem,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.  
    - utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desenvolvimento.
 Quem pode participar?
Professores e gestores das escolas públicas técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino.
Como participar?
Professores interessados podem procurar a secretaria de educação de Rio das Ostras.