segunda-feira

Rede Municipal dispõe de 230 novos computadores



Recém-inaugurado, o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) de Rio das Ostras já está em plena atividade. Por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Educação, o novo espaço de capacitação dos professores está recebendo cursos e equipamentos. Nesta semana chegaram 230 computadores, que vão substituir os que eram alugados para atender 13 escolas, incluindo duas da zona rural, e a sede do Núcleo, que funciona na Secretaria de Educação.
“A doação desses computadores pelo ProInfo - Programa Nacional de Tecnologia do MEC significa um grande economia para a administração municipal. Isso porque serão substituídos equipamentos alugados por próprios. Sem falar que em algumas escolas, nas quais tínhamos apenas 10 computadores, agora passaremos a contar com 17 máquinas”, conta Johnny Charles, gestor de tecnologias educacionais.
Outra novidade do NTM é a realização de um curso voltado para os estudantes, o Aluno Integrado. Trata-se de uma capacitação técnica de montagem e manutenção de computadores que está atendendo a 236 alunos matriculados do 9º ano até o 3º ano do 2º grau nas escolas públicas da cidade. A primeira aula presencial aconteceu nesta terça-feira, dia 25, sendo que a maior parte da formação será à distância, totalizando 180 horas.
“É mais um curso que visa a qualificação do jovem para o mercado de trabalho e a melhoria da qualidade do seu aprendizado”, conta Cláudia Helena Azeredo, coordenadora do NTM, que é vinculado à Gestão de Tecnologia Educacional, e tutora do Aluno Integrado.

domingo

Rio das Ostras ganha Núcleo Tecnológico para promover uso pedagógico da informática




Rio das Ostras, por intermédio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação, está iniciando as atividades do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM). O objetivo do espaço é promover a capacitação dos educadores em informática para que possam fazer uso pedagógico desse recurso. As ações do Núcleo começaram com oficinas – de 2h30min de duração cada uma – dedicadas a temas diversos, de informática básica à construção de blog, voltadas para os professores.
Novos computadores, a formação de tutores e a realização de cursos são garantias do MEC ao NTM a partir do Programa Nacional de Tecnologia (ProInfo). O primeiro curso é o Aluno Monitor Integrado, uma capacitação técnica de montagem e manutenção de computadores para cerca de 200 alunos matriculados do 9º ano até o 3º ano do 2º grau nas escolas públicas da cidade. As aulas presenciais acontecem dos dias 24 de maio a 11 de junho na Secretaria Municipal de Educação, sendo que o restante da formação será à distância, totalizando 180 horas.
“A parceria com o MEC já possibilitou que Rio das Ostras recebesse três salas de recursos especiais, para a Educação Inclusiva, e formação continuada dos professores. Agora estamos recebendo também o Centro Tecnológico que, além de atender aos professores e alunos, vai estar disponível também para a comunidade”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
Programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, o ProInfo leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, os municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
Formação – A professora Cláudia Helena Azeredo está coordenando o NTM, vinculado à Gestão de Tecnologia Educacional. Segundo ela, a formação dos tutores do núcleo acontece até junho, enquanto a realização de cursos e a chegada dos novos computadores estão previstas para o segundo semestre. “Nosso principal objetivo é desenvolver os educadores na área da informática, possibilitando o uso da tecnologia de forma pedagógica, como um suporte para a sala de aula”, explica Cláudia.
Enquanto não chegam os cursos do ProInfo, o NTM já funciona com as oficinas de informática para os professores. Vera Lúcia de Barcelos Pinto, que leciona para o 5º ano do Ensino Fundamental no Ciep Municipalizado Mestre Marçal, sempre teve vontade de aprender a utilizar melhor a informática. “Agora vou ficar mais segura para usar o computador”, diz Vera, que pretende trabalhar o ToonDoo, editor de histórias em quadrinhos online, com os seus alunos.
A professora de Língua Portuguesa Daisy Teixeira Bastos diz que tudo que sabia sobre informática havia aprendido usando o computador. “Nunca fiz curso e, com as oficinas, pretendo me aperfeiçoar, ter mais autonomia na área de informática e realizar melhor o meu trabalho”, afirma Daisy, que dá aulas no curso de Formação Continuada da Secretaria de Educação.

I Encontro Aluno Integrado - Rio das Ostras - NTM